sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Lista de essenciais de puericultura para o primeiro ano de vida - Parte 3

Hoje vou falar de alimentação de bebés e de alguns "objetos" que me facilitaram a vida

Esterilizador - Apesar de não ser um objeto essencial, pois ainda se pode usar a versão tradicional de esterilizar no fogão, acaba por facilitar muito a vida. Em 3 minutos tenho tudo esterilizado, sem o risco de me queimar, e para secar basta tirar a tampa. Há no mercado vários modelos mas eu preferi o que é para usar no microondas pois acaba por ser o mais barato. Comprei da marca philips avent através do amazon, por apenas 10 euros. (acabei por comprar muitos outros artigos desta marca, tais como biberões, chupetas, caixas de armazenamento, pois a poupança chega a ser de 70%)

Além de lhe ter dado uso no 1º ano de vida do F. , uso-o também para esterilizar frascos para doces, compotas, etc...

Louça variada - para além daquela louça típica de plástico que toda a gente compra (copos, pratos, colheres... tudo do ikea) também comprei estes artigos, no amazon, que me foram muito úteis
escorredor para biberões

rede para introdução de alimentos sólidos (fruta) sem o risco de engasgamento
Com 5 meses o meu rapaz já comia laranja, maçã, pêra, inteira. Era uma alegria vê-lo comer...e uma boa maneira de estar entretido em qualquer restaurante!
taças com ventosa
dispensador de comida, para dar a sopa, papa, etc., só com uma mão

Robot de cozinha - para cozinhar a vapor as sopinhas do bebé, de forma rápida, sem perder os nutrientes. Para além de cozinhar também tritura sem ter que se usar outro eletrodoméstico. Como tenho a bimby não comprei nenhum, mas recomendo este da avent:

Encomendei para uma amiga, mais uma vez através do amazon. Uma das vantagens é poder levar para qualquer lado. Imaginem que querem ir de férias mas estão preocupadas com o facto de nos hotéis as sopas não terem os ingredientes adequados. Basta ligar à corrente (e comprar os ingredientes claro), e em 20 minutos têm uma sopinha pronta e frequinha para o vosso bebé!

Livro de receitas - li vários livros sobre o assunto mas para mim este é o melhor



quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Lista de essenciais de puericultura para o primeiro ano de vida - Parte 2

Banheira – comprei várias, umas todas xpto, ergonómicas, cheias de funções, mas rapidamente cheguei à conclusão que less is more. Para mim a melhor é esta do ikea. Barata, funcional e que dá até aos 3 anos se for preciso...

 Mais tarde comprei uma insuflável para ir de férias. Servia de barquinho para a água e de banheira no hotel...

 Quanto à shantala, emprestaram-me para testar mas não achei muito prática. Para dar banho não dá jeito nenhum e usar só para as cólicas achei desnecessário...


Cadeira da papa – Comecei por comprar uma da chicco que apanhei em promoção: a Polly Magic. Mas ao fim de uns meses vendi-a. Achei-a muito volumosa, pouco funcional e difícil de transportar. 

Quando o meu filho começou a segurar bem a cabeça deixou de querer ficar lá sentado por muito tempo. Ficava muito "enfiado" com pouco ângulo de visão e com pouca liberdade de movimentos, pois o tabuleiro fica muito alto em relação ao corpo. Também era tarefa difícil conseguir "metê-la" debaixo das nossas mesas pois  como a sua estrutura é muito grande, batia nas patas da mesa e não "entrava" mais!
Acabei por me render novamente ao ikea e à sua cadeira da papa mais básica (e quase 10 vezes mais barata). 

Ele adora-a e tirando o tabuleiro, consegue comer à mesa connosco.


Cadeira da papa portátil - Não é mais do que um assento elevatório para refeição portátil, para que seja mais cómodo transportar e levar para todo o lado. Há em vários materiais e feitios mas eu cabei por comprar este da zippy, por ser mais maleável:

Adapta-se a todas as cadeiras e acho mais seguro do que estas tradicionais (que não se adaptam a qualquer mesa...)
Cadeira de embalo/de amamentação - Não é que seja um bem essencial mas que dá jeito, dá! Enquanto grávida era lá que às vezes fazia sestas e descansava as pernas... A mais barata ronda os 30 euros. Novamente ikea...



Lista de essenciais de puericultura para o primeiro ano de vida - Parte 1

Hoje lembrei-me de criar uma lista daqueles bens de puericultura que acho essenciais para os primeiros 12 meses de vida.(Obviamente que não vou falar nem de berços nem de carrinhos pois isso vai muito do gosto pessoal). E tenho-vos a dizer que testei vários modelos/marcas e até cheguei a comprar e depois ir trocar por não estar satisfeita. Outras coisas acabei por vender no olx… Por isso considero esta lista uma preciosidade tendo em conta o background experimental que tive! heheh

Intercomunicador com imagem - experimentei vários e o melhor é sem dúvida nenhuma o da imaginarium devido ao alcance que tem e à qualidade da imagem. Ainda hoje o uso e sempre que vou de férias para apartamentos em que ele dorme sozinho num quarto levo-o comigo. É o meu “companheiro” inseparável” de viagens/férias pois posso estar a relaxar na varanda enquanto ele está a dormir desde as 21h da noite…
A assistência pós-venda da marca também é excelente pois um ano e meio depois da compra, o transformador queimou e danificou a câmara e substituíram  imediatamente por um novo!
Agora parece que têm um novo modelo mais barato, em que é só constituído pela câmara e transmite direto para um smartphone. (aqui)

Espreguiçadeira – a que comprei foi da bebeconfort, modelo cocoon (quer dizer, não fui eu que comprei, foi uma das coisas que coloquei na lista de nascimento e que depois alguém da família ma ofereceu)  A escolha deveu-se essencialmente ao facto de ter várias posições desde sentado até quase deitado. Tem posição de embalo e fixa. Outra funcionalidade interessante era que dobrava completamente e tinha umas alças para transportar às costas. Quando o meu filho começou a comer a sopa (cerca dos 4 meses) como ainda não segurava completamente a cabeça para ir para a cadeira da papa, era o que eu usava. E usou-a para esse fim durante vários meses (se íamos a casa de alguém lá ía ela connosco…).
Acho que este modelo já não se fabrica mas ainda se encontra em alguns sites disponível ou sob encomenda (aqui)


Marsúpio – depois de analisar vários estudos acerca do uso de alguns marsúpios e dos danos que podiam causar ao nível das virilhas, compei este modelo da Babymoov:

Mandei vir do amazon pois é um modelo caro e por isso ficou mais barato. Mas vale a pena cada cêntimo! Eu pouco o usei, quem o usava muito era o marido, pois como é maior e mais largo e não tem mamas dá-lhe mais jeito! E ele adorava esse momento de intimidade.... O meu filho era uma desgraça para adormecer, mas bastava o pai o colocar no marsúpio e começar a andar que ele adormecia como um anjinho. Um dia cheguei a casa e andava o pai a aspirar e o pimpolho a dormir...






Só o usamos até aos 8 meses, apesar de dar até aos 3 anos... é que entretanto veio o inverno... e no verão seguinte acabamos por nos esquecer dele e o rapaz só queria era andar!
Espero dar mais uso agora com o segundo...