segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Pó de talco - sim ou não?

Quem é que não se lembra de, em criança, ver frascos destes lá por casa? 
Pois é, noutros tempos era este o creme muda fraldas mais usado nos bebés, ou se calhar o único. Mas de repente já ninguém usa e até parece uma palavra proibida na comunidade pediátrica. Segundo os peritos pode ser prejudicial à saúde dos bebés (mas que eu saiba nunca ninguém morreu disso e a minha geração foi criada na companhia do dito pó). O que é facto é que os bebés desta nova geração anti-pó têm mais problemas de pele do que antigamente. Será que não é do excesso de cremes que lhes pomos desde que nascem? 

Será que se só usássemos o mais simples, as coisas não seriam melhores? È que um frasco de pó de talco é muito mais barato que um creme de pasta de água. Se calhar é puro marketing!? Não sei… O que eu sei é que tenho muitas dúvidas e como o meu F. tem problemas de pele (atópica) resolvi investigar sobre o assunto. Depois de uma exaustiva pesquisa cheguei à conclusão que a proibição do pó de talco se deve, essencialmente, aos problemas respiratórios que podem advir do seu uso, caso seja inalado ( o que me parece impossível de acontecer pois ninguém atira o pó para o ar ou para a cara dos bebés). Outro problema é que não deixa a pele respirar (mas isso também acontece com os cremes barreira pois são super espessos). Ou seja, desde que seja usado com cuidado e moderação os riscos do seu uso são iguais a qualquer um dos cremes barreira que há a vender. E até descobri que há alguns países, no mundo, em que o seu uso ainda é recomendado por pediatras.
Sobre este assunto, encontrei um comentário no blog demaeparamae que acaba por ilustrar esta questão:
 “Pois eu uso pó de talco :p (OMG :D) Uso p pôr no pescoço da princesa, pq é chichudinha e c tnt dobra, tem tendência a ficar c o pescoço assado. Tem é de ser pó de talco sem perfume, e claro, ter cuidado ao colocar, p q n vá nem p o nariz nem p a boca. Nos éramos uns super-bébés, era pó de talco rabo acima, rabo abaixo e cá estamos nós, sobreviventes dos malefícios do pó de talco. ah venenoso :))Sabem o q eu digo? Mais uma bichice q ninguém explica e q só trama os fabricantes de pó de talco :p”

O que eu ainda não expliquei é porquê que me fui lembrar deste assunto. Há umas semanas atrás o meu baby andou com uma alergia na fralda que só acabou por passar quando mudei para as fraldas libero (podem ver nest post) e usei o canestene (depois de várias semanas a testar todos os cremes que há). Passados 2 dias pumba! Outra crise de pele desta vez por causa de uma diarreia! Ficou todo assadinho e depois de dois dias de luta para lhe mudar as fraldas (ele gritava que se desunhava e fechava as pernas para ninguém lhe tocar) resolvi experimentar a seguinte mezinha: primeiro colocava uma camada fina de nutraisdin af e depois o dito pó de talco. 

E o milagre aconteceu, numa noite apenas, passou-lhe praticamente tudo. Nos dias seguintes continuei a fazer o mesmo procedimento, de manhã e à noite. Nas restantes mudas, uso o creme muda fraldas habitual (mas sempre em pouca quantidade…). Agora continuo a deitar-lhe o pó de talco em cima do creme habitual, uma vez por dia, à noite, e ele tem andado muito bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário