quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Fraldas descartáveis - Qual a melhor?

Ou será melhor dizer, qual a menos má?!
Depois de quase 21 meses de fraldas penso já ter alguma credibilidade neste assunto... e aliado ao facto de o F. (referir-me ao meu filho pela inicial faz-me sentir mais chic...lol) ter pele atópica ainda mais posso acrescentar a esta questão.
Ainda grávida fiz um stock de fraldas da dodot que apanhei em promoção.
Como é óbvio, escolhi a dodot por mero marketing e por achar que seriam as melhores fraldas, pois também são as mais caras... (erro número 1). Sinceramente o que eu pensava era que a única diferença entre marcas seria a capacidade de absorção do xixi e a espessura delas (erro número 2). Por isso escolhi a dodot porque são extra finas e dizem que aguentam 12 horas. Com o passar do tempo acabei por comprar marcas brancas, como Pingo Doce, Jumbo ou Continente, as quais pareciam muito idênticas às dodot. Mas à noite não arriscava a pô-las com medo que não aguentassem o xixi (sim, o meu filho dorme 11/12 horas por noite desde os 8 meses!). Então usava-as só de dia... Mas a verdade é que mesmo com as dodot extra, lá houve noites em que o xixi vazou, ou que o body parecia húmido. É claro que eu atribuía as culpas às horas de sono do F. e nunca à qualidade da fralda. E lá continuei eu sempre a comprar dodots sempre que estavam em promoção. 
Ultimamente as que apareçem sempre em promoção são as activity e as activity extra, caríssimas a preço normal. Por algum motivo estão sempre em promoção...é porque ninguém as compra a preço normal! As novas activity extra, prometam uma super absorção, mas depois de as utilizar, cheguei à conclusão que não valem o dinheiro. Absorvem tanto como as do pacote azul e têm uma espécie de rede que se agarra ao rabinho do bebé e o deixam marcado.
E o cheiro delas? Sim, o cheiro, antes de usadas claro... Experimentem cheirar as fraldas e digam-me de vossa justiça. Eu sempre dei conta que as fraldas tinham um certo cheiro a plástico/petróleo que se intensificava com o xixi. Se repararem, quanto mais fina é a fralda, mais cheira. Porque será? Talvez porque não há milagres, e se querem uma fralda extra fina, com boa capacidade de absorção, levam com mais químicos e materiais nocivos à pele. E não é que nos seus ingredientes consta um tal de petrolatum...O que é facto é que o meu filho teve algumas vezes alergias e vermelhidões na zona da fralda e sempre custaram muito a passar. E como a pele dele é atópica pior... Também cheguei a comprar fraldas ecológicas mas acabei por não ir por esse caminho... (isso será assunto para outro post). 
Nas últimas semanas ele tornou a desenvolver uma alergia/vermelhidão e resolvi debruçar-me novamente neste assunto. Depois de alguma pesquisa na net descobri uma marca de fraldas recomendada para casos de alergia e até para prematuros, sem cheiros, loções ou outros aditivos: a Libero
Vende-se na farmácia e há para todos os tamanhos ( e o preço não é assim tão caro...). Fui logo comprar e a primeira coisa que fiz foi abrir e cheirar, e qual não é o meu espanto quando dou conta que não cheiram a nada! Adivinhem onde são feitas... na Suécia! 


Não é por nada que a Suécia (a par com outros países nórdicos) é um dos países da Europa em que se tem melhor qualidade de vida, com um ambiente sustentável e uma elevada eficiência energética. De todo o lixo doméstico produzido no país, apenas 4% vai parar em aterros sanitários!
Resumindo, experimentei e gostei. As bolhinhas dele passaram (também pode ter sido pelo creme que agora usa...) e as fradas cheias de xixi não apresentam cheiro intenso, aguentam a noite toda sem deixar o body húmido. E são muito confortáveis e anatómicas (são as únicas que conheço com elástico nas costas...) Apenas um reparo, os tamanhos não correspondem aos das dodot e afins. Por exemplo o tamanho 5 da dodot corresponde ao tamanho 6 da libero.
(pingo doce, dodot, lidl, libero - tamanho 5)


Relativamente ao preço, aqui em VR são um pouco mais caras. Se mandar vir pela net consigo mais barato. Por exemplo, paguei pelo pacote de 24, 6,80€ e pela net consegue-se por cerca de 5, 50. Também ouvi dizer que nas parafarmácias do jumbo estão a bom preço. Quando for ao Porto vou verificar.

Já me esquecia, também me recomendaram as fraldas do Lidl, as Toujours. Pelos vistos também são fabricadas nos países nórdicos e têm o mesmo selo de qualidade que diz: "nordic ecolabel". Também comprei, parecem boas, mas cheiram um pouco a plástico.

Vou usar, alternadamente com as Libero... e dodot nunca mais...espero só precisar até ao Verão altura em que lhe vou fazer o desfralde. Pois o ideal para a pele dele, é não usar fralda! Não só para a pele dele como para todas, o ideal seriam as fraldas de pano (e as de agora não são como as de antigamente…são super giras e práticas …mas como já disse falo sobre isso noutro post).
 Mas, para quem, por algum motivo prefere as descartáveis aqui fica a minha sugestão: Libero.

1 comentário:

  1. No site skin.pt custam cerca de 5,70 cada pacote de 22/24. É menos 1 euro do que nas farmácias de VR... E os portes são grátis a parti de 30 euros. Já encomendei. Devem chegar lá para quarta-feira. Quando tiver novidades aviso.

    ResponderEliminar